Soninho do bebê: Como acontece?

outubro 31, 2017

Os bebês também sonham! Sonham mais do que imaginamos! Também passam por fases de sono leve e sono profundo, assim como os adultos!

Os bebês necessitam de mais horas de sono por dia, e cada ciclo de sono dura cerca de 50 a 60 minutos até os 3 meses, quando o ciclo passa a ser de mais ou menos 1 hora e meia, como nos adultos.

Adultos e bebês normalmente têm, em média, cinco ciclos de sono por noite, nos quais é na etapa chama REM (rapid eye movement, ou movimento rápido dos olhos) em que geralmente acontecem os sonhos!

A fase REM do bebê é considerada a fase ativa do sono, sono leve, na qual despertam mais facilmente, apresentam movimentos rápidos dos olhos, movimentos corporais e até vocalizações.  Lembrem-se: é nesta fase que eles podem estar tendo lindos sonhos! O bebê aprende de forma intensa diariamente. O cérebro do bebê é como uma esponjinha, absorve muitas informações, o tempo todo! Eles têm mesmo muito que sonhar…

Já na fase do sono tranquilo, o bebê parece mais calmo, está numa fase de sono profundo, sendo mais difícil ser despertado.

Bom, o ciclo de sono do bebê é mais simples, e se repete várias vezes por noite. Por isso o bebê pode despertar várias vezes e logo voltar a dormir.

Conforme o bebê cresce vai se adaptando a blocos de sono maiores e se aproximando a um ciclo de sono mais parecido com o do adulto. Cada bebê tem um tempo para estabelecer uma rotina de sono, e isso depende bastante da rotina da família.

O sono é uma necessidade vital, e assim como hábitos alimentares, é preciso direcionar o bebê desde o nascimento a ter bons hábitos de sono.

You Might Also Like

Sem comentários

Deixe uma resposta