Por que o bebê está chorando?!

setembro 5, 2017

O choro dos bebês, muitas vezes, deixam os pais enlouquecidos! Isso porque pode ser muito difícil saber o motivo pelo qual o bebê está chorando. Até aprender a falar ou comunicar algumas coisas através de mímicas, a única forma que o bebê tem se se expressar é através do choro. É a única forma dele dizer que está com fome, com sono, com dor, com fralda suja, cansado ou irritado. O choro pode ser forte, estridente ou apenas um resmungo. E cada um desses choros pode ter um significado diferente e indicar a melhor forma de resolver a solicitação do bebê.

Existem algumas dicas para reconhecer a “mensagem” que o bebê tenta passar com cada choro, mas com o tempo os pais começam a se entender melhor com o bebê e reconhecem essas “mensagens” com mais facilidade. É preciso ter muita calma e paciência para não perder o controle.

FOME – antes de chorar pra valer o bebê costuma dar sinais de que está com fome, sugando a mão ou os dedos, e abrindo e fechando as mãos. Normalmente o choro começa curto e ritmado, e vai se intensificando.

CANSAÇO – você já deve ter ouvido falar que o bebê luta conta o sono, e isso acaba causando um choro irritado, nervoso, com pálpebras vermelhas e inchadas.

CÓLICA – O choro que responde à cólica parece inconsolável, alto, intenso, agudo e prolongado, deixa o bebê irritado, inquieto e desconfortável.

DENTINHOS – quando os dentinhos começam a nascer, entre 7 e 12 meses, o bebê fica rabugento e resmunga bastante. Durante o choro devido ao desconforto do nascimento dos dentes o bebê leva bastante as mãos na boca e saliva mais.

CARÊNCIA ou INSEGURANÇA – o bebê expressa sua vontade de ganhar um “mimo” através de um chorinho bem manhoso. Use e abuse dos colinhos.

DOR – quando o bebê sente um desconforto ou dor ele normalmente leva a mão ao local da dor, e o choro pode variar de um resmungo, um incômodo até um choro alto e intenso, a depender da percepção de dor de cada bebê e do motivo que esta gerando a dor.

DESCONFORTO – pode ser por calor, frio, algo incomodando como etiqueta de roupinhas, posição ruim no berço ou carrinho. É um choro irritado acompanhado de movimentos corporais diversos.

MANHA – é um choro irritado e, às vezes, exagerado. Aos 9 meses o bebê já é esperto o suficiente para saber que ele manda a “mensagem” através do choro e que os adultos são capazes de entender e atender suas solicitações. Assim, ele aprende que ele pode usar o choro também para conseguir coisas que não precisam ser comunicadas com choro. Um exemplo: você retira algo da mão do bebê que não é adequado para ele brincar, ele chora, e você devolve. Assim, ele vai sempre solicitar as coisas pelo choro, e não vai desenvolver as habilidades de se comunicar de outras formas para desejos controláveis.

SUSTO – é comum o bebê se assustar com atitudes bruscas, barulhos repentinos e altos, por exemplo. Normalmente o choro vem acompanhado de um salto ou tremor, e é um choro intenso ou magoado.

FRALDA SUJA – o bebê se contorce e fica irritado. O choro pode se um resmungo, ou um choro forte se a pele estiver com assadura devido ao contato com fezes e urina.

E aí, vamos decifrar os bebês?!

You Might Also Like

Sem comentários

Deixe uma resposta