Picos de crescimento dos bebês

agosto 11, 2017

Em algum momento você achou que o seu bebê estava mamando mais que o normal, ou cresceu de repente, mudou inclusive a fisionomia de uma semana para a outra? Pois bem, você não estava errada, isso realmente aconteceu.

Quando o bebê nasce tudo se torna totalmente estranho, novo, são cheiros, formas, luzes, fome, dor, sono, frio, calor, milhões de sensações e sentimentos novos que ele não sentia no útero materno, que ele ainda não compreende.

Cada mês de vida do bebê muitas mudanças ocorrem e são aparentemente visíveis. Os bebês mudam a sua aparência física, a cor dos olhos, a cor dos cabelos e também descobrem coisas novas, começam a focar seus olhos em um objeto, começam a sorrir, a pegar os objetos com as mãos, cada mês é uma novidade.

Essas mudanças e habilidades não são adquiridas gradativamente, dia após dia e sim adquiridas em picos. Por exemplo, uma coisa que acontece com todos os bebês e que demonstra esse crescimento são as roupas do bebê. Você já reparou que simplesmente de uma semana para a outra as roupas deixam de servir? O crescimento e o aprendizado dos bebês têm esses períodos de aceleração, momentos de grande “explosão” e outros de desaceleração, por isso são chamados de Picos de crescimento.

Durante os picos de Crescimento os bebês sentem uma necessidade maior de mamar, eles precisam de mais alimento e nutrientes, pois é exatamente nesses períodos que os bebês crescem e engordam mais.

A produção de leite da mãe acompanha esse ritmo e como nesses períodos os bebês acabam precisando de mais leite, eles necessitam mamar mais vezes para conseguir suprir toda a sua necessidade.

É importante alimentar os bebês sempre que eles solicitarem durante as crises, pois é uma questão de necessidade e não de fugir da rotina. Aliás, a amamentação em livre demanda é indicada em qualquer momento.

Nos picos de crescimento o bebê fica mais agitado, acorda várias vezes a noite desejando mamar a cada hora e muitas vezes sugando com mais força.

É fundamental os pais estarem cientes de que essa fase vai chegar, e que para alguns bebês será mais difícil que para outros, mas acontece com todos e não significa que a mãe está produzindo menos leite, na verdade é o bebê que esta sentindo mais necessidade de alimento para crescer. O ideal é deixar ele mamar o quanto ele quiser, de hora em hora, várias vezes a noite, assim, a produção de leite aumentará de acordo com a necessidade dele.

Não é uma fase fácil de passar, pois é muito cansativa,  mas logo tudo volta ao normal. Cuidado para não cometer alguns erros comuns, como o de introduzir fórmulas infantis desnecessariamente, por achar que o fato do bebê mamar mais, com maior frequência  e mais vigor está sendo causado pela falta de leite.  Converse sempre com o pediatra do seu filho e não se desespere!

Mas afinal, quando isso pode acontecer com o meu bebê e por quanto tempo vai durar?

Geralmente uma semana, mas cada bebê tem necessidades diferentes e esse tempo pode variar. De qualquer forma não são períodos longos, alguns picos duram 2 dias, outros 7, outros 10.

O quadro abaixo mostra quando isso pode acontecer com o seu bebê, mas devemos lembrar que pode variar de um bebê para o outro.

 

 

Picos de crescimento

 

7-10 dias

2-3 semanas

4-6 semanas

3 meses

4 meses

6 meses

9 meses

BabyCoach

You Might Also Like

Sem comentários

Deixe uma resposta