12 Dicas para não errar quando for visitar um recém nascido!

junho 23, 2017

Ninguém resiste à notícia de um nascimento, seja de uma amiga, irmã, cunhada, ou apenas conhecida… Mas, como saber quando é a hora certa de visitar? E como devo me comportar? Neste post vamos trazer algumas dicas para ajudar nesse momento, que deve ser apenas de alegria!!

A primeira coisa que devemos ter na hora de visitar uma família que acabou de ter um bebê é Bom Senso – isso mesmo, bom senso nunca é demais. Nós -não grávidas – estamos felizes e excitadas com a chegada de um bebê, mas às vezes esquecemos que o casal precisa de um pouco de espaço para se adaptar a nova rotina.

Então nós recomendamos não ir logo na primeira semana. A gente sabe que a ansiedade é grande e você pode até deixar um recadinho no celular de parabéns, mas respeite o tempo deles. Se coloque a disposição e ajude caso sejam solicitados, mas você pode esperar um pouco para visitá-los. Isso não pega mal, pelo contrário, os novos pais vão aprovar.

Aqui vai algumas dicas legais para vocês não errarem na visita ao recém-nascido!

1. Ligue antes de uma visita, sempre. Surpresas não são muito bem vindas nas primeiras semanas com um recém nascido. Combine o melhor horário para a família, pois pode ser a hora da soneca, da mãe e do bebê, afinal no começo o bebê não tem muitos horários definidos para isso.

2. Essa visita não deve demorar mais do que 30/45 minutos, o suficiente para saber como a mamãe e o novo bebê estão passando e se precisam de algo.

3. Leve algo para o bebê, mas que tal levar algo para o casal também? Tenho certeza que eles vão apreciar esse gesto. Uma boa opção é fazer a visita e levar uma comida pronta, para oferecer aos pais, que nem sempre têm tempo de cozinhar. Mas lembre-se de saber o gosto dos anfitriões!

4. Evite combinar visitas nos horários de refeição, afinal quando nasce um bebê, a rotina da família se altera de tal forma que fazer uma refeição completa representa quase um milagre.

5. Não vá se estiver doente! Como o bebê acaba de chegar ao mundo, ainda não tem o sistema imunológico completamente desenvolvido, nem tomou todas as vacinas. Por isso, ele fica mais suscetível a ação de vírus e bactérias. Melhor se recuperar totalmente antes de conhecer o recém-nascido.

6. A maior parte das mães de recém-nascidos deixa bem aparente para as visitas um frasco de álcool-gel. Não é frescura, nem exagero. Se elas disponibilizam o produto, é porque querem que você use, principalmente antes de pegar o bebê. Não custa, né? Mesmo que elas não tenham um pote para oferecer, lembre-se de lavar sempre as mãos, para proteger o bebê.

7. Apesar de lavar as mãos ou passar o álcool-gel, nossa mão é cheia sujeira, por isso, evite pegar nos dedinhos do pequeno e também não o beije. Pegar no colo, só se a mãe oferecer.

8. Nada de perfumes ou fumar antes da visita…. Devemos sempre lembrar que estamos indo visitar um bebê e seu olfato é muito sensível aos novos cheiros. Sem falar na possibilidade de ele ter uma série de alergias ou restrições, que ainda não foram percebidas.

9. Até agora para todas as visitas a mãe contou sobre as dores do parto, a internação e o nascimento do filho, mas quando você chegar que tal dizer para ela que você ficará com o bebê e que ela pode ir tomar um banho e levar o tempo que precisar, pois você está a postos se o bebê precisar?! Ela vai amar, afinal alguém pensou nela.

10. Se você for bem próxima a família, por exemplo, se ofereça para fazer pequenas tarefas como “tirar o lixo”, repor a dispensa com frutas novas e frescas, por gasolina no carro dela ou outra tarefa menor. Os pais gostariam desse agrado, pois eles ainda estão se adaptando a uma nova rotina e pode ter pequenas tarefas acumuladas.

11. Se ao chegar na casa e a mamãe estiver amamentando, deixe ela sozinha com o bebê, nada de invadir esse momento especial…. Esse momento é dos 2.

12. Não tire fotos, se a mãe não permitir…A gente entende que aquele rostinho é muito fofo, assim como a mãozinha, a roupinha e os cabelinhos e que, por isso, a vontade de fazer uma foto e postar nas redes sociais, para compartilhar com o mundo, é quase incontrolável. Mas segure-se! Só tire fotos e publique na internet se os pais permitirem. Ainda assim, evite o uso de flashes, que podem incomodar o bebê.

Esperamos que essas dicas ajudem na sua primeira visita à um recém-nascido!!!

 

You Might Also Like

Sem comentários

Deixe uma resposta