Véu ou Mantilha? Qual a Diferença?

maio 10, 2017

Por serem bem parecidos, as noivas confundem muito os dois acessórios. A aplicação de renda também engana, pois existe o véu rendado nas bordas, que é diferente da mantilha.
A diferença está no tecido (pois a mantilha é bem mais pesada do que o véu), na colocação (pois o véu se prende mais embaixo e a mantilha no topo da cabeça).

Algumas diferenças entre eles:

VÉU
O uso do véu vem da antiguidade e era usado em casamentos simbolizando a pureza e fidelidade da noiva além de ser o símbolo de passagem da vida de solteira para a vida de casada, por isso na hora da festa a noiva retira o véu, pois nesse momento já é uma senhora casada. O véu é confeccionado em tecido bem leve, geralmente tule, podendo ter acabamento simples, como fitas de cetim ou mais sofisticados como rendas e pedrarias. O que acontece é que muita noiva confunde o véu com acabamento em renda com as mantilhas e são coisas bem diferentes, você vai ver.
Existem diferentes tipos de véu, como por exemplo:

Véu longo ou Catedral (que pode ir de 2 a 5 metros de comprimento)

Véu ponta de dedo (que como o próprio nome já diz, chega até a ponta dos dedos da noiva)

Véu cotovelo ( muito indicado para casamentos diurnos)

Véu ombro (ousado, exige muita atitude e postura da noiva)

MANTILHA
Tem origem hispânica e simboliza pureza e juventude. É bem parecida com o véu, porém é toda de renda ou bordada de forma artesanal, por isso costuma ser mais cara que o véu e também um pouco mais pesada. Usada presa bem no topo da cabeça, esse acessório era usado originalmente na Espanha em renda ou seda, para cobrir as cabaças e ombros e manter a elegância das noivas mesmo no inverno. Pela tradição espanhola, a mantilha tem que ser passada de geração em geração como se fosse uma jóia de família. O ideal é que a renda da mantilha seja a mesma do vestido ou que não tenha renda nenhuma no vestido. No país de origem, vestido e mantilha devem ter a mesma cor.


 

You Might Also Like

Sem comentários

Deixe uma resposta