Seu bebê troca o dia pela noite? Conheça algumas dicas que podem te ajudar!

novembro 4, 2016

bebe-dormindo-1

A chegada do bebê é cheia de novidades, surpresas e mudanças na rotina. E uma das situações que quase chega (ou chega) a enlouquecer a nova mamãe é a história de o bebê trocar o dia pela noite!

Se isso está acontecendo com você, ou é uma situação que você já teme desde a gestação, saiba que você está entre a maioria das mães que sofrem com este “problema” com o recém-nascido. Mas saiba também que existem várias dicas para você reverter ou evitar esta situação.

Os recém-nascidos passam por volta de 18 horas por dia dormindo nas primeiras semanas de vida, porém eles nunca dormem mais que três ou quatro horas seguidas. Eles acordam para mamar, trocar fralda ou para comunicar alguma outra necessidade. Nos primeiros dias, ainda em adaptação, talvez você ache bom o bebê dormir bastante durante o dia, assim você mais tempo para fazer suas atividades, mas em poucos dias você percebe que paga um preço caro por isso: você não prega o olho a noite!

Isso mesmo, em pouquíssimos dias o bebê é capaz de aprender bons e maus hábitos. Por isso, é preciso que você ensine a ele um ciclo circadiano correto, para que ele se adapte a uma rotina. Muitos bebês já conseguem dormir a maior parte da noite já aos dois ou três meses de vida, mas alguns podem demorar mais, e ir além dos seis meses. Por isso, é importante que você estabeleça uma rotina para o seu bebê desde bem cedo. Lembre-se: ele aprende muito rápido! E tudo isso é para o bem dele também!

Então vamos às dicas… e SIM! Você voltará a ter noites de sono tranquilo!

A primeira tarefa é ensinar ao seu pequeno o que é dia e o que é noite! Como? Vamos lá…

Durante o dia:

  • Mantenha a casa bem iluminada, de preferência exponha o bebê à luz natural nos horários apropriados;
  • Deixe que a rotina normal da casa aconteça, como tarefas domésticas (lavar roupas, louças, aspirador de pó, telefone…), conversas e outras atividades rotineiras ou eventuais necessárias, mesmo que o bebê esteja dormindo. Nada de ficar pedindo silêncio todo o tempo que ele estiver dormindo! Seu bebê precisa aprender que durante o dia a casa está movimentada com as atividades.
  • Procure mantê-lo acordado durante as mamadas do dia, converse, cante, estimule-o.
  • Brinque o máximo que puder. Brincadeiras agitadas são para o dia!

Durante a noite:

  • No final da tarde e início da noite, prefira atividades mais calmas para não deixá-lo acelerado e espantar o sono, além de tentar diminuir as luzes da casa.
  • Tente não fazer gracinhas quando for ao quarto dele e/ou pegá-lo para amamentar.
  • No quarto, acenda o mínimo de luzes e faça pouco barulho.
  • Muitas crianças têm o costume de resmungar e se mexer muito durante a madrugada, normalmente sonhando, quando o sono é muito leve. Por isso, vá ao quarto do bebê ou pegue-o se ele realmente chorar, nada de desespero só porque ele fez um barulhinho, caso contrário, qualquer interferência ou entrada no quarto, pode despertar o bebê desnecessariamente.
  • Deixe o bebê adormecer sozinho quando ele estiver com aproximadamente seis a oito semanas de vida. Coloque-o no berço quando ele der sinais de cansaço (coçar os olhos, encostar a cabeça, piscar os olhos mais lentamente), mas ainda estiver acordado. Assim ele vai aprender a adormecer sem que você precise ficar balançando ou fazendo qualquer outra coisa para niná-lo. Se desde cedo você ensiná-lo a adormecer sozinho, ele vai aprender este ritual na hora de dormir, mas se você acostumá-lo que na hora de dormir você sempre balança ou nina de alguma forma, ele sempre vai esperar este momento para dormir!

bebe-dormindo-2

É muito prazeroso para a mãe ninar o bebê até dormir! Mas se isso tornar-se uma regra, mesmo quando ele acordar no meio da noite, ele só vai conseguir adormecer novamente se você repetir o ritual de niná-lo. E com o passar dos dias, isso se tornará um ritual não mais prazeroso, mas cansativo para você.

Aos poucos você vai aprender o que significa cada choro do seu bebê. Por exemplo, quando ele estiver acabado de mamar a noite e não pegar no sono novamente, continuar chorando, peça para que outra pessoa pegue-o (o pai ou alguém que esteja te ajudando) para trocar uma fralda, por exemplo. A mãe tem “cheiro de leite”, e o bebê possui a necessidade de sucção, já que isso o acalma. Assim, se você sempre pegá-lo, mesmo que ele não esteja mais com fome, vai querer mamar para acalmar-se e pegar no sono. Por isso, tente deixar alguma coisa ao lado da criança quando ela acordar de repente (uma fraldinha ou um bonequinho, desde que não ofereça risco de sufocar ou engasgar).

E também tente dissociar o choro da saída do berço: mesmo que já seja hora de tirar seu filho do berço, fale com ele e tente acalmá-lo antes de pegá-lo no colo, para ele não achar que chorar é a senha garantida para sair.

O bebê necessita de rotina desde muito cedo para desenvolver hábitos e aprender regras. Precisa de horário para tomar banho, mamar, passear, mas principalmente para dormir. Aos poucos a criança entra no ritmo da família, por isso é importante que todos estejam empenhados e envolvidos neste processo de ensinar o bebê. Para estabelecer um padrão de sono, é importante seguir a mesma rotina de dormir todos os dias.

É importante dar atenção ao bebê durante o dia e interagir com ele, pegar no colo, conversar, principalmente quando a mãe volta o trabalho. Muitos bebês passam a acordar a noite, pois sentem falta do contato mais próximo com a mãe. Durante o dia é mais fácil distrair o bebê com brinquedos ou deixá-lo na cadeirinha enquanto você realiza outras atividades, mas lembre-se: o colo é o melhor lugar do mundo para o seu pequeno! Quando ele está “afetivamente alimentado”, seguro e tranquilo, ele pode ter noites de sono tranquilas!

BABY COACH

 

You Might Also Like

2 Comentários

  • Resposta Used Car Dealerships maio 12, 2017 at 3:32 pm

    Hello, i think that i saw you visited my site so i came to “return the favor”.I am attempting to find things to enhance my web site!I suppose its ok to use a few of your ideas!!

  • Resposta air travel maio 16, 2017 at 8:18 am

    Hello my family member! I want to say that this post is awesome, nice written and include approximately all important infos. I would like to look more posts like this .

  • Deixe uma resposta