Cesária: seria ela uma vilã ou apenas uma opção?

julho 22, 2016

Parto Vanessa - Clara238

No último ano muito se tem falado sobre o perfil do tipo de parto no Brasil. Muitas discussões, grupos, ativistas, conselhos e resoluções no sentido de buscar o preconizado pela Organização Mundial de Saúde. Nesta postagem não temos o objetivo de abordar as questões legais ou fisiológicas de indicar uma cesariana, ou expor os riscos e benefícios de uma cesariana versus o parto normal. Queremos esquecer um pouco leis e termos médicos, e tentar olhar para tudo isso com os olhos daquela que muitas vezes está assustada com tudo que se tem discutido de forma tão fervorosa acerca do momento mais mágico da vida dela, onde ela quer apenas ter o olhar concentrado em mirar pela primeira vez o amor da vida dela: o seu bebê.

Tudo isso tem um motivo para ser tão discutido. O Brasil é um dos países com maior numero de cesarianas no mundo, além de ter uma forte cultura de que a cirurgia é a melhor e mais segura forma de trazer o bebê ao mundo. Além de que, se compararmos o procedimento do parto normal no Brasil em relação a outros países, veremos que aqui o parto normal, na maioria das vezes, ainda é realizado com muitas intervenções e dor. É muito comum ouvir mulheres dizerem que desejam uma cesariana até mesmo antes de engravidar.

Por isso, paralelamente a uma discussão em relação à diminuição do número de cesarianas para proteger a ocorrência de partos prematuros e complicações maternas e neonatais, entre outras, acontece também nos últimos anos um movimento no sentido de humanizar o parto, que envolve mudanças no acompanhamento da gestação e, principalmente, no momento do nascimento do bebê. Até mesmo o parto domiciliar tem sido muito difundido e bastante aceito, e se pensarmos nesta prática em relação à cesariana, percebemos dois procedimentos extremamente opostos, mas com o mesmo objetivo. Pensar em tudo isso causa um grande nó na cabeça de quem tem que decidir qual caminho tomar, querendo acertar.

Parto Vanessa - Clara102

O medo de tomar esta decisão ronda a gestante desde o momento em que ela descobre a gestação. As atuais resoluções abordam a questão da “autonomia” da mulher em decidir o que ela quer, e não o que o serviço de saúde ou o médico querem. Mas baseada em quê esta mulher tomará esta decisão? Ela escolheu um profissional para “cuidar” da sua gestação até o momento em que seu bebê irá nascer. Como não confiar nele? Pois é, situação difícil. Infelizmente alguns médicos ainda acabam induzindo a gestante a decidir pela cesariana, seja pela confiança ou rapidez do procedimento, seja pela maior rentabilidade, ou até mesmo pela herança cultural.

Estamos em um momento de mudança dessa cultura e de práticas em relação aos tipos de parto. É uma transição para os serviços de saúde, para os profissionais de saúde e para a sociedade. Mas temos bebês nascendo agora! E para essas gestantes, nosso conselho é buscar informação. Apropriar-se de informações bem fundamentadas, com profissionais capacitados, discutir os riscos e os benefícios de cada opção com a família, preparar-se durante toda a gestação para que independente da sua opção, seu corpo e sua mente estejam preparados para o momento do nascimento do bebê. Assim, empoderada de toda informação, você será protagonista de seu parto e tomará uma decisão consciente.

A cesariana existe, na realidade, para salvar vidas, desde quando utilizada no momento certo, bem indicada. Muitas mulheres são criticadas por fazer cesariana, mas muitas delas só têm seus bebês no colo porque tiveram a opção de uma cesariana. A caminhada da gestação é rodeada de coisas boas e o desejo de que tudo ocorra dentro do esperado. Mas como todo caminho, às vezes aparecem pedras. A gestação pode vir acompanhada de complicações para a mãe e/ou para o bebê, e é neste momento em que a cesariana pode ser uma aliada para que esta caminhada tenha um final feliz.

Às vezes a gestante tem o desejo por certo tipo de parto no início, mas no decorrer da gestação tudo pode mudar. Isso pode causar uma frustração na mulher que idealiza o momento do parto todos os dias. Com a difusão do parto humanizado, as mulheres que acabam optando pela cesariana, fundamentadas nas informações que buscou, acreditam que perderão a “magia” do momento do nascimento. Mas saibam: isso não precisa ser uma verdade! É possível ter um nascimento humanizado, mesmo com uma cesariana. Não é preciso um ambiente hostil de centro cirúrgico, cheio de luzes, alarmes de monitores, conversas paralelas dos profissionais, olhar para o teto, solidão, ver seu bebe por alguns segundo e ainda vê-lo ser levado para longe de você. É possível uma luz baixa, música, silêncio da equipe, presença de uma pessoa significativa ao seu lado e seu bebê em contato pele a pele com você imediatamente após o nascimento, mamando e se adaptando ao mundo ao lado do único toque e da voz familiares para ele, desde que ele esteja bem e não necessite de cuidados especiais.

A cesárea não é um fracasso da mulher, não deve ser uma imposição do médico, ou uma decisão impensada por medo ou desconhecimento. A cesárea deve ser uma opção bem pensada e bem indicada. O seu bebê pode e será recepcionado no mundo com amor, carinho, cuidado e humanização, independente da via de parto.

Parto Vanessa - Clara157

 

 

Parto Vanessa - Clara323

 

Parto Vanessa - Clara505
Imagens: Camila Riberto Ramos

 

 

 

BABY COACH

You Might Also Like

4 Comentários

  • Resposta best mattress for back pain maio 9, 2017 at 12:09 am

    Wonderful purchase for a mattress without awful chemicals. Bought double dimension for a 4 year old. This is extremely comfy and also seems properly created.

  • Resposta Used Cars maio 11, 2017 at 12:01 pm

    I loved as much as you’ll receive carried out right here. The sketch is attractive, your authored material stylish. nonetheless, you command get got an edginess over that you wish be delivering the following. unwell unquestionably come further formerly again since exactly the same nearly a lot often inside case you shield this hike.

  • Resposta Leandro Zimba maio 13, 2017 at 10:16 am

    I maintain listening towards the news update lecture about receiving free of charge online grant applications so I have been searching around for the most effective site to get one. Could you advise me please, where could i get some?

  • Resposta cheap airfare maio 16, 2017 at 5:12 am

    Hello there, I found your site via Google while searching for a related matter, your web site came up, it seems good. I’ve bookmarked it in my google bookmarks.

  • Deixe uma resposta